sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Os Meninos da Estrela Amarela

 


Depois da leitura do ‘Canção de Embalar de Auschwitz’, que entrou directo no meu top de livros sobre esta temática, resolvi apostar neste ‘Os Meninos da Estrela Amarela’ do mesmo autor, e em boa hora o fiz.

Apesar de não ser tão marcante e duro de ler como o primeiro, é igualmente aflitivo em muitos momentos da narrativa.

Conta-nos a história de Jacob e Moisés Stein, duas crianças que vivem com a sua tia em Paris, uma vez que os pais foram obrigados a fugir para o lado da ‘França Livre’. Entretanto, em 1942 há uma enorme rusga contra os judeus e estes meninos são levados pelos Gendarmes. É a partir daqui que vamos acompanhar a incessante fuga dos dois e a busca pelos seus pais.

É nesta viagem das duas crianças que Mario Escobar nos dá a conhecer a história de “Le Chambon-sur-Lignon” e a importância deste local na história da segunda guerra. Foi nesta aldeia que muitos judeus que estavam a ser deportados para os campos de extermínio se puderam esconder com a ajuda dos seus habitantes.

O autor visitou este local com a sua família e no final do livro encontramos muita informação e fotos tiradas no museu de Le Chambon-sur-Lignon.

Há também uma referência a Albert Camus na própria trama de Jacob e Moisés. Também no final da obra podemos encontrar uma foto do mesmo, uma vez que esteve alojado perto desta aldeia, em 1942, para se recuperar de uma tuberculose e foi testemunha da resistência e ajuda aos judeus por parte dos habitantes de Le Chambon-sur-Lignon.

Devo dizer que fiquei fascinada com a história destes heróis deste cantinho de França, quase junto à fronteira com a Suíça, e fiquei cheia de vontade de saber mais e visitar este local e o seu museu.

Posto isto, mais um Mario Escobar ao qual dou 5 estrelas e recomendo a sua leitura.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.